Loading...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Wood & Stock - ou o futuro de uma ilusão

O maior ,e talvez o único, problema humano é o tempo. A religião, a filosofia e a ciência já tentaram definí-lo das mais variadas formas. Definições independentes e até em combinação entre si. No entanto, a humanidade vive sua temporalidade, sem conseguir apreciar seus variados conteúdos.Porém, precisa se distanciar; precisa tornar o passado e o futuro presente. E nada, o tempo, sempre imperioso, se coloca virtualmente como o maior inimigo da humanidade,pois necessariamente sempre esteve identificado  com a morte, ou melhor, com a mortalidade. Estar no tempo é, irreversivelmente, estar morrendo. A humanidade não está, espontaneamente, inclinada à essa consciência.  Pensa que há antídoto para isso, tal  como o conforto, o entretenimento, as metas sociais e as profissões. Tudo isso para ocultar... o tempo.

E, é sobre as formas de ocultamento do tempo que trata a deliciosa alucinação animada intitulada “Wood & Stock - sexo, orégano e Rock'n'roll”(2006), da Otto Animações, cinematizada a partir dos cartoons de Angeli. Essa animação é sobre dois velhos hippies que, supostamente, pararam no tempo; que supostamente ainda vivem no início deste século XXI do mesmo modo que viviam nos anos 70 do século passado. Digo supostamente, pois aos nossos olhos, apressados pelo oásis da velocidade técnica e pela ilusão de progresso, temos a miragem de que nós, sim, seguimos no tempo. Porém, o contraditório flash back de cogumelo que lança Wood ao seu futuro mostra exatamente o inverso. A liberação sexual, o uso de potencializadores de prazer e a sempre saudável aversão ao trabalho e ao sacrifício das paixões perderam para a frustração dos desejos impulsionais, para a proibição das liberalidades e para a privação do patrimônio psíquico individual tornando cada vez mais raras as opiniões próprias. Enfim, o futuro (agora) é a mais alta potência da juventude mumificada. Em outras palavras: é a potência de que cada visão individual de mundo não brota da plenitude da natureza jovem, e sim, de  um eco daquilo que já foi pensado, falado, censurado e elogiado à nossa volta.

Wood, Stock, e toda a "velha-guarda" (que se resume apenas ao amigo Paranormal) reunida no banheiro de casa, não têm a menor necessidade de tornar suportável o desamparo humano frente ao tempo. Não usam mais drogas pesadas, fumam orégano! E, encaram isso apenas como um ritual de lembrança relativo ao desamparo da própria infância hippie, pois quem julga ser qualquer tipo de dono de uma verdade fundamental, se sente no dever de promover inquisições. Apesar de parecerem estacionários, suas paixões vagam livremente.E aqui surge a expressão máxima da animação: Sunshine! O porco musicista. Ele é a própria libido. Fixa-se nos objetos apenas para garantir a satisfação de desejos fundamentais. Sunshine não é nenhum "como se". Sunshine, simplesmente é. Ou seja, é realidade que basta em si. É nenhum esforço para criar ilusões. É irreligioso, por excelência. Nele não há nenhuma insinceridade nem maus hábitos intelectuais. É  manifestação de uma maior saúde que significa o maior perigo para a cultura dominante do carreirismo e do realismo conformista.

O futuro de uma ilusão - subtítulo escancaradamente freudiano - é a mensagem de Wood, enquanto último suspiro contracultural, de alerta às futuras gerações: "...Cuidado crazy people! As instituições, as leis e as prescrições culturais serão a neurose obsessiva da humanidade! Elas serão um sistema de ilusões que nega à realidade que a imaginação esteja no poder! Cuidado crazy people! A humanidade só dará um passo adiante rumo à evolução, quando nós soubermos  que dependemos apenas de nossas próprias forças. Apesar de minha imaginação ter um caráter delirante ela é corrigível...."

_______________________
Curiosidade: Wood, Stock e Sunshine nos pregaram uma peça engraçadíssima. Numa espécie de piada metafísica, assistimos toda a animação numa velocidade, quase imperceptível, mais lenta que o normal. Somente em seu final, estranhamos que os 81 minutos da animação aconteceram em um tempo de 120 minutos! É que o VLC Media Player estava com o tempo de reprodução lento marcado. Desse modo pudemos sentir na pele os efeitos de fumar orégano sem mesmo tê-lo fumado.

_____________________________

0 comentários:

Postar um comentário

Filodramaturgia

Grupos do Google
Participe do grupo Filodramaturgia
E-mail:
Visitar este grupo

Cin'Surgente (anteriormente SubverCine)

Enfleurage: Perfume do Deserto - 2010

Pirate Song

Os convites para o Cin'Surgente [2010]

Cultura Cigana

Tunísia: cheiros e sabores

Enfleurage Inverso: Perfume do Deserto - 2010 (Desrealização)

Fifteen Men (Bottle of Rum)

  ©Template by Dicas Blogger.